OUTFITS NOVOS TODOS OS DIAS SEM GASTAR DINHEIRO

O drama, o horror, o desespero de todas as manhãs... "O que vou vestir hoje?". Exageros à parte, e cá para nós que ninguém no...


O drama, o horror, o desespero de todas as manhãs... "O que vou vestir hoje?". Exageros à parte, e cá para nós que ninguém nos ouve, é ou não é assim? Muitas vezes não se sentem desmotivadas sem saber o que vestir? Com aquela sensação de que não têm nada de jeito para vestir e que nada vos fica bem? Todas nós temos dias assim. E acho, muito sinceramente, que este é o mote principal para querer comprar mais roupa. Não é o único culpado mas tudo começa assim. Mas e se vos dissesse que é possível ter outfits novos todos os dias sem gastar um cêntimo em roupa? Poderei estar enganada mas sabem uma coisa? Os últimos meses têm-me aberto os olhos em muitos aspetos, principalmente no que toca a gastar dinheiro. Todos os meses compro roupa nova, há 2 meses que não compro assim tanta. E não é que tenho gostado de me ver com a roupa que tenho? Não vos vou mentir, sou muito lazy e sem imaginação no que toca a escolher e preparar outfits, e acho que é um dos principais motivos que me leva a comprar roupa nova. Sou muito básica e opto quase sempre por usar os mesmos conjuntos. Porque é que acho que "aquela" camisa só vai bem com "aquelas" calças? Se calhar, se olhar bem para o meu guarda roupa e perder um tempinho a planear e organizar, encontro outras calças que ficam tão bem ou melhor com "aquela" camisa. E não é que isto me tem acontecido com regularidade?

Rua com o que não interessa

O primeiro passo para conseguir conjugar melhor a nossa roupa, é saber exactamente o que temos: o que ainda usamos, o que ainda serve e o que ainda gostamos. E para isso, há que fazer uma limpeza no guarda roupa. O meu método é o mais radical mas é, de facto, a única forma que consigo fazer isto funcionar. Retiro tudo, mas mesmo tudo, o que tenho no guarda roupa e faço uma grande selecção. Assim, divido a roupa por 4 categorias: a que é para o lixo porque não está usável; a que não uso na rua mas posso adaptar para usar em casa; a que é para doar ou vender em 2ª mão; e a que ainda gosto e uso. E para fazer esta selecção da melhor maneira possível, há que perguntar a nós próprias: "ainda está usável?", "ainda me serve?", "há quanto tempo não uso esta peça?", "irei usar esta peça nos próximos 6 meses?". Perguntas cliché mas que na hora de seleccionar, vos vão ajudar a decidir melhor.


Organização é a chave

Tão importante como seleccionar e separar, é organizar e arrumar. E porque é que este passo é tão importante? Porque quando bater aquela vontadezinha de comprar roupa nova, se tivermos tudo arrumado de forma organizada, conseguimos ter uma melhor percepção do que temos e podemos assim avaliar o que realmente precisamos e nos faz falta. Já para não falar que conseguimos ter uma maior visibilidade e é mais fácil chegar a toda a roupa que temos. 
E a minha forma de organizar é, na realidade, bastante simples. Toda a minha roupa está no armário, ou seja, não faço troca de estação. Assim sendo, numa 1ª fase, separo o meu guarda roupa entre roupa de Inverno e roupa de Verão. Numa 2ª fase, organizo por tipo de peça, e por último, por cores. Como 80% da minha roupa necessita de ser pendurada, esta é uma forma fácil de organizar o roupeiro. Basicamente, a única coisa que guardo em gavetas são jeans, t-shirts e tops que não amarrotam com facilidade e pijamas, o que são peças de fácil arrumação. De forma a conseguir visualizar bem o que tenho, uso muito o sistema de enrolar peças, especialmente nos jeans. Para além de uma maior visibilidade, poupa imenso espaço. 
Tudo isto vais ajudar-vos a ponderar melhor na hora de comprar. Vês agora que tens 5 vestidos do mesmo género? Atenção! Esta é aquela peça que, basicamente, nunca mais vais poder comprar! Brincadeiras à parte, esta é a realidade de muitos roupeiros.


E agora, o truque

Depois de separar e organizar o nosso guarda roupa, e agora que temos a visibilidade e acessibilidade que procurávamos, está na hora de escolher o nosso novo outfit, sem que tenhamos de recorrer a novas peças de roupa. Na verdade, tudo o que precisamos está exactamente no nosso guarda roupa. E aqui, o mais importante é ter inspiração e imaginação. Mas como já vos disse inicialmente, sou preguiçosa e tenho fraca imaginação no que toca a roupa. Mas a imaginação não tem de vir obrigatoriamente da nossa cabeça, pode vir de outras cabeçinhas pensadoras que trabalham diariamente para nos inspirar, não é verdade? E é aqui que entra o meu truque nada secreto: Pinterest. Esta é a rede social que mais uso diariamente para me inspirar a criar outfits novos com a roupa que tenho. Ultimamente, tenho recorrido mesmo muito a esta aplicação, que agora tenho no meu telemóvel. 
Bem sei que nos podemos perder facilmente no Pinterest e nem sempre é fácil encontrar o que procuramos. Pessoalmente, quando uso a aplicação para procurar algo especifico, como outfits, por exemplo, opto sempre por usar a barra de pesquisa. Assim, vamos imaginar que eu quero vestir uns jeans pretos. Escrevo na barra "black jeans outfit" (o inglês funciona sempre melhor e surgem muito mais opções) e aparecem logo imensos conjuntos em que a peça central são uns jeans pretos. A ideia é escolherem um conjunto do vosso género e que consigam recriar com peças que já têm no vosso guarda roupa. Quem diz o Pinterest, diz o Instagram. Ou aquela blogger super estilosa que vocês adoram. Ou mesmo uma revista de moda. Até o Google poderá ser vosso amigo nesta tarefa. A inspiração está mesmo ao virar da esquina.


Como vêem, não é nada dificil ter outfits novos todos os dias, sem que para isso tenham de gastar dinheiro. Muitas vezes, as peças que tanto gostamos estão apenas escondidas no meio de tantas outras que comprámos por impulso e agora vedam o acesso às que realmente gostamos de usar. O segredo está no minimalismo, na organização e na inspiração. E se puserem em prática estas dicas, verão que nada é impossível no que toca a conjugar novos conjuntos.

Contem-me também quais são os vossos truques na hora de organizar o roupeiro e de que forma conseguem mudar e revolucionar o vosso guarda roupa.  


2 comentários

  1. Great ideas for saving money and look cool everyday!
    xx

    http://www.mybeautrip.com

    ResponderEliminar
  2. Excelente post! A verdade é que eu própria também tenho enveredado por este caminho: como renovar os conjuntos com aquilo que já tenho. Na realidade, a maioria de nós tem tanta roupa que acaba por usar sempre a mesma por facilidade! Um dos melhores upgrades que fiz no meu guarda-roupa foi mesmo começar a enrolar as peças - vejo muito melhor tudo o que tenho!

    Jiji

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.